Instalar Modem - Como Instalar seu Modem 3G e 4G

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Banda Larga 3G

DESVENDANDO A BANDA LARGA 3G ou INTERNET 3G

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button


---

DESVENDANDO A BANDA LARGA 3G ou INTERNET 3G 
 

Banda Larga 3G, a internet em qualquer lugar. 
A 3ª Geração de telefonia celular já é uma realidade que veio para ficar. No Brasil é uma das principais forças motivadoras para o contínuo crescimento das vendas de celulares e agora também de banda larga. Banda larga 3G? Sim, é que além dos aparelhos celulares, existem as placas e os modems 3G que permitem que qualquer computador (notebook ou desktop) se conecte à Internet com banda larga 3G através de uma simples conexão USB (hoje presente em praticamente todos computadores). Este serviço passa a ser uma excelente alternativa de acesso Banda Larga à Internet, competindo com o ADSL das operadoras de telefonia fixa (por exemplo Velox ou Speedy) e o Cable Modem das operadoras de TV a Cabo. 

Mobilidade e segurança 
A principal vantagem deste modelo de acesso é a mobilidade. Afinal você pode levar sua banda larga no “bolso” e usar em qualquer computador, por exemplo, em casa, no escritório, na casa de amigos, etc... Algo impensável na antiga tecnologia fixa. Outro ponto forte é a ausência da obrigação de assinar um provedor de acesso ou o telefone fixo (ainda obrigatórios na banda larga fixa) o que reduz consideravelmente o custo. Mais uma vantagem é que, escolhendo bem a operadora de serviços, de acordo com seu perfil de uso, você terá acesso a internet em seu notebook onde você estiver, seja em viagem, em um café ou em uma sala de espera. Diferente do modelo de acesso “Wi-Fi” que também promete entregar este tipo de acesso, o modem 3G é bem mais seguro para trafegar suas informações do que um acesso público Wi-Fi, os atuais “hotspots” que se multiplicam em bares, aeroportos, etc... Praticidade e segurança são sem dúvidas pontos de forte apelo da banda larga 3G. 

Única opção
Para os brasileiros localizados em áreas que não são atendidas pela banda larga fixa, o serviço móvel tem sido cada vez mais adotado. Os “excluídos digitalmente” normalmente habitam fora dos grandes centros e necessitam de banda larga mas são ignorados pelas operadoras fixas. “Verificamos que o volume de novos clientes de banda larga cresceu de 31% em janeiro de 2008 para 52% em janeiro deste ano” compara Fernando Lúcio – Diretor Comercial da Rede Aqui (Distribuidora Nacional da Claro sediada em BH – www.compre3g.com.br). “Sem dúvida esse crescimento está concentrado nas pessoas que residem em novos bairros de grandes cidades ou em cidades que não são atendidas por outros serviços de banda larga. Este público necessitava de internet e era uma demanda reprimida ignorada pelas operadoras fixas de banda larga. Agora elas têm uma opção”. 

O que você precisa?
Basicamente o que você precisa para ter acesso a esta tecnologia é de um computador (que pode ser notebook ou PC de mesa), um modem ou placa 3G e um plano de acesso de uma operadora. Hoje em Minas Gerais existem 4 operadoras (Claro, Vivo, Tim e Oi) que ofertam estes tipos de planos, cada uma com pontos fortes e fracos, iremos detalhar um pouco nesta matéria, o ideal é você encontrar as condições que mais se adequam ao seu perfil de uso. 

Alguns cuidados
Antes de conectar seu modem 3G ao seu computador para acessar a banda larga móvel, fique de olho no contrato e nas condições oferecidas pela operadora. Não são poucos os casos que a operadora lhe oferece um desconto válido somente para os primeiros meses – neste caso se oriente qual será o preço depois da oferta, ou uma degustação grátis temporária para depois cobrar altas mensalidades ou esconde em seus contratos a cobrança de excedentes pelo uso. Procure sempre se informar dos detalhes na hora da compra, para que você utilize seu modem 3G com toda a liberdade que a tecnologia oferece! Para acesso com total despreocupação, é ideal um plano de acesso ilimitado, de preferência, sem cobrança de excedentes. 

Tecnologia 3G e suas características
A tecnologia HSDPA, que permite a transmissão de dados móveis em alta velocidade nas redes 3G, é sensível a diversos fatores. “O serviço está sujeito a condições topográficas, distância do usuário em relação à antena, número de pessoas que compartilham o serviço na mesma região e até condições climáticas”, explica Fiamma Zarife, Diretora de serviços de valor agregado da Claro. Em resumo o meio de transporte é o ar e a existência de uma gama de obstáculos pode afetar a qualidade do acesso. Em alguns casos isso pode ser resolvido com configurações corretas em seu computador ou na rede da operadora, mas em alguns casos o local escolhido realmente pode não ter cobertura disponível. A saída então é mudar de lugar, ficar mais próximo de uma janela ou outro local por exemplo. Diante deste cenário, algumas operadoras (Oi, TIM e Vivo) optam por não garantir nenhum mínimo de velocidade para a banda larga 3G em contrato. Já operadoras como Claro e CTBC trabalham com a garantia mínima de 10% da velocidade contrata – prática idêntica à adotada nos contratos de serviços de banda larga fixa como o Velox por exemplo (ADSL e cabo).

 

Comparativo de planos e ofertas

Seja para quem busca uma opção móvel à antiga banda larga fixa ou para quem anseia por sair do acesso discado, o Brasil conta com uma oferta ampla de serviços de acesso 3G para todos os bolsos e perfis de acesso. Fizemos uma pesquisa para os planos hoje disponíveis e colocamos abaixo. É uma simples pesquisa de referência, ou seja, na hora de comprar, confirme todas as condições com a operadora que você escolher!

 

Claro: Tem cobertura em mais de 400 cidades no país, oferece todos os planos com velocidade de até 1 Mbs independente do valor ou franqua do plano, vários com modem grátis e não reduz velocidade de navegação quando você atinge a franqia. (www.claro.com.br) ou para comprar direto pelo site acesse: (Banda Larga 3G)

 

Vivo: Tem cobertura em mais de 400 cidades no país, oferece planos ilimitados - que não são bloqueados, mas quando atingem um limite de navegação tem a sua velocidade redusida, alguns com modem grátis e em todos cobra excedente de navegação. (www.vivo.com.br)

 

Tim: Tem um pouco menos de cidades cobertas no País, oferece planos pós pagos e pré pagos (neste o modem sai por 399,00 reais). (www.tim.com.br) - nos planos ilimitados também aplica redução de velocidade. 

 

Oi: Tem a menor cobertura destas quatro operadoras, oferece planos sem multa (o modem precisa ser comprado separadamente nestes casos pelo valor médio de 299,00) e também cobra excedente ao término das franquias (www.oi.com.br)

 

Mais alguns conceitos importantes! 

1G - Primeira Geração
Baseada na tecnologia analógica, as redes sem fio 1G foram criadas visando apenas o tráfego de voz. Lançadas comercialmente nos anos 80, hoje praticamente não existem mais redes analógicas, substituídas pelas tecnologias digitais.  

2G - Segunda Geração
Baseada em tecnologias digitais, as redes 2G oferecem melhor qualidade e capacidade de voz que os sistemas 1G. Os sistemas 2G suportam voz e serviços de dados comutados por circuito e pacotes. O GSM, TDMA e o cdmaOne são algumas das tecnologias de segunda geração.  

2.5G - Geração 2,5
Baseadas em tecnologias digitais, a adição de padrões 2,5G às redes 2G GSM permitem serviços de dados por pacotes e melhores taxas de transmissão. Já é possível navegar na Internet embora um pouco lenta. 

3G - Terceira Geração
Baseadas em padrões digitais, as redes 3G oferecem aumento na capacidade de voz e maiores taxas de transmissão de dados que as redes 2G e 2,5G, além de banda larga móvel para serviços multimídia e internet.  A experiência de navegação na web é real, multimídia e interessante

 

Última atualização em Dom, 21 de Março de 2010 14:42  

Compartilhe





Pesquisa

Qual sua Operadora 3G?